segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Governador Carlos Brandão e Hildo Rocha fazem visita técnica a fim de avaliar situação ambiental do Rio Anil


Por: Assessoria de Comunicação

O ministro das Cidades, em exercício, Hildo Rocha, o governador Carlos Brandão e técnicos do governo estadual fizeram neste domingo uma visita técnica ao Rio Anil com o objetivo de avaliar a situação ambiental e social da área.

Na ocasião, Hildo Rocha destacou as principais ações do governo federal realizadas em parceria com o governo do Maranhão, no âmbito do PAC Saneamento.

Só este ano, o governo do presidente Lula já liberou mais de 150 milhões de reais para a área de saneamento de São Luis e tem previsão de liberar mais 500 milhões, também para investimentos em saneamento ambiental.


“Com o apoio do presidente Lula e do ministro Jader Filho, nós destravamos os recursos que existiam à disposição do governo do Maranhão ainda do PAC 1 e PAC 2, possibilitando assim a aplicação de recursos da União para que o governador Carlos Brandão pudesse ampliar a coleta de esgoto, construir e colocar em funcionamento mais uma estação de tratamento de esgoto atendendo mais nove bairros da ilha de São Luís”, explicou Hildo Rocha.

Hildo Rocha elogiou a desempenho do governo Brandão na busca de recursos federais novos e também do resgate de recursos que já estavam destinados ao Maranhão que tinham dificuldades de serem liberados em função da burocracia.


“O Governador Carlos Brandão, assim que tomou posse nesse seu segundo mandato, foi no Ministério das Cidades para que nós ajudássemos a destravar os recursos de convênios antigos para poder beneficiar o povo do Maranhão. Com autorização do ministro Jader Filho me dediquei ajudar na liberação dos recursos. Hoje posso constatar que os recursos estão sendo bem aplicados e já estão trazendo benefícios para população que mora em São Luís. Logicamente que o governador nomeou uma equipe muito boa para lhe ajudar a governar, entre eles profissionais altamente competentes para administrar a Caema. O atual presidente dessa companhia, Marcos Aurélio, tem conseguido, mesmo com toda a dificuldade por qual passa a Caema, desempenhar com muita eficiência o seu trabalho. O Maranhão irá colher bons frutos do trabalho desenvolvido pela Caema”, assegurou Hildo Rocha.

Universalização do saneamento

Segundo Hildo Rocha, os recursos federais que já estão garantidos pelo governo do presidente Lula para serem aplicados em saneamento básico no Maranhão associados à competência do governo Brandão irão garantir a universalização da água e o tratamento de esgoto em São Luís.

“Com o excelente desempenho do governador Carlos Brandão e o apoio do presidente Lula e do ministro Jader Filho até 2026 a nossa capital terá 100% das casas com água potável, todos os dias, e o esgoto todos os imóveis de São Luís será recolhido de e tratado. Além do saneamento o governador Carlos Brandão quer também viabilizar habitações, através do PMCMV, para as famílias que ainda estão morando nas palafitas. Esse tipo de atendimento é nossa prioridade”, concluiu Hildo Rocha.

ETE da Alemanha

O governador Carlos Brandão ressaltou que na margem do Rio Anil foi construída recentemente uma estação elevatória da Caema que bombeia o esgoto sanitário para estação de tratamento de esgoto da Alemanha, obra que foi fruto da parceria do governo do presidente Lula com o seu governo.


“Continuaremos trabalhando e avançando em projetos que proporcionarão moradia digna para famílias que ainda vivem em palafitas. Também continuaremos as ações voltadas para e despoluição das nossas praias. O que a gente quer é que até o final do nosso governo todas as praias estejam limpas, despoluídas atendendo bem o turista e atendendo bem o povo maranhense que gosta de frequentar as nossas praias”, afiançou Brandão.

Ainda de acordo com o governador Brandão, o governo está elaborando projetos, em parceria com o Ministério das Cidades, que irão contemplar famílias que ainda moram em palafitas, nas margens do Rio Anil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa