MANIFESTANTES INTERDITAM PONTE NA BR-222 EM ITAPECURU MIRIM












Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (25), moradores do município de Itapecuru-Mirim, - situado a 108 km de São Luis - interditam a ponte que interliga o município a região do Baixo Parnaíba. 

Os manifestantes reivindicam a conclusão das obras de recuperação da ponte sobre o Rio Itapecuru, que já se arrasta durante varias anos, e vem causando transtornos e prejuízos a comerciantes e moradores de toda região do Baixo Parnaíba. A obra é de responsabilidade do (DNIT) Departamento Nacional de Infraestrutura

As manifestações de protesto se iniciaram em frente à Prefeitura Municipal, Em seguida, o grupo seguiu em passeata até a ponte.A expectativa é de que pelo menos cinco mil pessoas participem do movimento.

O bloqueio da ponte impede o acesso as cidades de: Vargem Grande, Presidente Vargas, Nina Rodrigues, Chapadinha, Brejo, Mata Roma, Anapurus, etc. E também para cidades do Estado do Piauí, como: Luis Corrêa, Parnaíba, Esperantina, entre outras.

Leia mais sobre o assunto:






O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), garantiu nesta terça-feira (18), durante a Jornada de Integração Legislativa, reforçar a luta para que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) conclua as obras da ponte sobre o rio Itapecuru, na BR-222. A reforma teve início no final do ano passado, com previsão de conclusão para março de 2013, porém os trabalhos estão atrasados e a possibilidade é da obra ser concluída só em outubro.

Arnaldo Melo garantiu que se for necessário, a Assembleia Legislativa formará uma comissão de deputados para ir até Brasília reivindicar ao Dnit e ao Ministério dos Transportes a conclusão da obra.

A ponte do Itapecuru, que dá acesso ao município distante 90 km de São Luís, passa por obras de alargamento e reforço da estrutura, com orçamento de R$ 5,4 milhões. O atraso tem causado engarrafamentos, lentidão no trânsito e muita reclamação por parte de quem faz o trajeto sobre a ponte. A população reclama da demora da conclusão dos serviços, que por três vezes teve o prazo adiado. O Dnit informou que os adiamentos foram decorrentes de situações da própria obra e de problemas que surgem.

O apoio da Assembleia Legislativa para garantir o término da obra foi solicitado pelo prefeito de Itapecuru-Mirim, Magno Rogério Siqueira Amorim, durante o 15º Encontro Regional da Jornada de Integração Legislativa, que reuniu vereadores de 14 municípios que integram o pólo. Ele informou que apesar dos problemas que o atraso das obras está causando à região, pouco tem sido feito pelo DNIT para dar celeridade aos trabalhos. "Se a ponte ficar intrafegável, toda a sociedade vai sofrer. Queremos o apoio dos deputados nesta luta", disse.

Presente ao evento, o deputado Zé Carlos (PT) informou que já está agendada para o dia 26 de junho uma reunião com a participação do Poder Executivo de Itapecuru, deputados estaduais e vereadores da região, com o objetivo de reivindicar o andamento mais célere das obras da ponte.

Também participando da Jornada, o deputado Neto Evangelista (PSDB) anunciou que já apresentou requerimento na Assembleia solicitando a presença de diretores do Dnit e da empresa responsável pela obra para prestarem esclarecimento sobre os motivos do atraso. Ele citou como exemplo a luta pela ampliação da BR-135, cuja bandeira foi desfraldada pela Assembleia Legislativa.


Comentários

  1. Sabem se vai haver algum manisfestação esta semana na ponte de Itapecuru Mirim?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa