quarta-feira, 29 de julho de 2015

O número de adolescentes envolvidos em atos infracionais aumentou?



Segundo entrevistas e reportagens publicadas nos últimos dias em jornais e blogues de São Luís, o numero de adolescentes envolvidos em crimes contra a vida vem aumentando na Grande São Luís. para compreender o complexo universo de jovens e adolescentes autores de atos infracionais, a luta para reverter este quadro, a opinião de especialistas no assunto, números e dados sobre adolescentes, o portal Imirante e a Agência de Noticias da Infância Matraca disponibilizam ao leitor material de excelente qualidade e fácil acesso:

O Imirante disponibiliza reportagem especial com o titulo:  discussão sobre a Maioridade Penal­ São sete matérias especiais com textos, videos e áudios de especialistas, além de gráficos e tabelas.

A Agência Matraca oferece uma série de vídeos sobre jovens e adolescentes, com especialistas em educação, saúde, comunicação, direitos humanos, em sua página no Youtube, ACESSE AQUI: , além disso também brinda o leitor com uma análise quantitativa e qualitativa dos principais jornais impressos de São Luís. Pesquisa de Mídia Criança em Pauta  

Em entrevista ao Jornal Pequeno, o delegado Walter Wanderley, titular do 5º DP, do Anjo da Guarda, afirmou que de janeiro a junho de 2015, foram registrados quinze assassinatos em sua área de atuação, destes, sete foram cometidos por adolescentes. o que é um farto alarmante, já que representa cerca de 47% da autoria dos crimes contra a vida praticados por adolescentes na área do Itaqui-Bacanga.

Walter Wanderley alertou para a gravidade da situação, citado um caso ocorrido recentemente: Segundo o delegado,no dia 18 deste mês, Deyvison Sulivan Franco da Silveira, de 15 anos de idade, foi encontrado morto. Segundo Walter Wanderley, O autor do assassinato é um adolescente de 13 anos, que já teria assassinado um outro adolescente, a tijoladas. 

Em entrevista ao jornal O Estado, em 24/07, o delegado afirma que o adolescente autor do ato infracional, foi apreendido, mas após ser ouvido, foi posto em liberdade, já que não havia flagrante. “Essa situações deixa a sociedade desacreditada das instituições. Uma das piores falhas é a soltura precoce do violador porque isso aumenta a certeza de que vale a pena cometer os crimes”, disse o delegado Walter Wanderley.

Na segunda-feira (27), a polícia prendeu Sérgio Roberto Fonseca, de 18 anos, e apreendeu um adolescente de 14 anos, eles foram reconhecidos por testemunhas como autores do assalto realizado na noite de domingo (27), onde a professora Maria Celeste Penha Siqueira, de 46 anos foi morta a tiros na porta de casa no Anjo da Guarda. ENTENDA O CASO

No sábado (18), Lorena Vitória Sales, de três anos de idade, morreu após ser atingida por um disparo de arma de fogo, o autor do tiro foi identificado como sendo, Matheus Henrique Maranhão Diniz. A vítima estava na porta de casa, na travessa Fulgêncio Pinto, no bairro da Alemanha em São Luís, quando foi surpreendida pelo disparo que lhe tirou a vida. Lorena ainda foi socorrida e encaminhada ao hospital, mas não resistiu. ENTENDA O CASO

Um menino de 10 anos de idade foi apreendido em Itapecuru-Mirim, na terça-feira (14), acusado de participar de uma quadrilha composta por cinco assaltantes, outras duas pessoas acusadas de fazer parte do bando foram presas e duas estão foragidas, já em Santa Inês, um menino de 12 anos e dois adolescentes, um de 13 e outro de 15 anos, foram apreendidos por policiais civis, na manha de quinta-feira (16), após assaltarem uma pessoa próximo a delegacia regional da cidade, além da pouca idade, o inusitado é que o trio além de uma arma de fogo usavam também uma tesoura e uma baladeira, ou estilingue. ENTENDA O CASO

O portal Imirante publicou no ultimo final de semana reportagem sobre o tema  com o titulo:  discussão sobre a Maioridade Penal ­

São sete matérias especiais com videos e áudios de especialistas sobre o assunto: 

Reportagem de Raquel Soares

Reportagem de Heider Matos, Daniel Moraes e Jonas Sakamoto 



Reportagem de Liliane Cutrim

Reportagem de Neto Cordeiro 

Reportagem de Ana Beatriz Santos

Abimael Costa - jornalista


28/07/15
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

Ouça a Rádio Voz de Arari

PLAYER

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André

Ouça a Rádio Voz de Arari

PLAYER

Apoie, assine e compartilhe

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

REGISTRO - 1608/MA

REGISTRO - 1608/MA

O amanhã é hoje

O amanhã é hoje

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

...

...

GCL - CONSTRUÇÕES

GCL - CONSTRUÇÕES

Fale Comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *