quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Miranda do Norte discute Plano Municipal de Saneamento Básico em Audiência Pública na próxima terça-feira (11)



Com o objetivo de garantir a efetiva participação da sociedade em todas as etapas do processo de elaboração, aprovação, execução, avaliação e revisão do PMSB -  Plano Municipal de Saneamento Básico, a Prefeitura Municipal de Miranda do Norte, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) faz saber a todos os mirandenses que realizará na próxima terça-feira (10), a partir das 14h  na quadra poliesportiva da Escola Ely Ribeiro a segunda reunião do PMSB - Plano Municipal de Saneamento Básico. 


Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2018 equipe da Universidade Federal Fluminense estará em Miranda do Norte, onde realizará a segunda visita técnica com vistas a discutir o Diagnóstico Técnico-Participativo, documento técnico que é a base orientadora do Plano Municipal de Saneamento Básico. 



Devem participar dos trabalhos que serão realizado na segunda e terça-feira, (10 e 11), na Câmara Municipal integrantes dos Comitês de Coordenação e Executivo do Plano Municipal de Saneamento Básico, além de membros dos conselhos, lideranças políticas, comunitárias, sindicais, religiosas, além de demais interessados no tema.  

Na oportunidade será discutido o Diagnóstico Técnico-Participativo, documento técnico que é a base orientadora do Plano Municipal de Saneamento Básico. O documento representa o diagnóstico completo do setor de saneamento, com enfoque técnico e nas percepções sociais, abrangendo os quatro componentes do saneamento básico – Abastecimento de Água Potável, Esgotamento Sanitário, Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas e Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos, consolidando informações sobre as condições dos serviços, quadro epidemiológico e de saúde, indicadores socioeconômicos e ambientais, além de toda informação correlata de setores que se integram ao saneamento.

Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento estratégico de planejamento e gestão participativa para atender os preceitos da Lei n° 11.445/2007, que determina que todos os municípios possuam os seus mecanismos de planejamento e controle social dos serviços de saneamento. O Plano abrange quatro eixos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo das águas pluviais.
       
Conforme o secretário municipal de meio ambiente, Beto Carvalho que está a frente da coordenação e elaboração do PMSB, este processo é de fundamental importância para o município, "ele evidencia os problemas encontrados no município com suas devidas particularidades e aponta para as devidas soluções, não obstante, se o município não elaborar seu plano, não terá acesso a recursos federais na área de saneamento", enfatiza o secretário.   

No inicio de fevereiro de 2017, Beto Carvalho participou de encontro promovido pela Fundação Nacional de Saúde e Universidade Federal Fluminense no auditório do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa onde foram repassadas orientações sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), e divulgado o calendário de trabalho a ser seguido pelos 118 municípios maranhenses com até 50 mil habitantes. VEJA AQUI 

Nos dias 05 e 08 de maio de 2017, a Prefeitura de Miranda do Norte através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) em parceria com a UFF (Universidade Federal Fluminense), promoveram a capacitação técnica dos membros dos comitês de Coordenação e Executivo do PMSB - Plano Municipal de Saneamento Básico, e também realizaram  levantamento de informações para a elaboração do diagnóstico técnico participativo do PMSB. VEJA AQUI .

Já em 09 de maio foi realizada a 1ª Audiência Pública do PMSB - Plano Municipal de Saneamento Básico. VEJA AQUI

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André
Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

REGISTRO - 1608/MA

REGISTRO - 1608/MA

O amanhã é hoje

O amanhã é hoje

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

...

...

GCL - CONSTRUÇÕES

GCL - CONSTRUÇÕES

Fale Comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *