quarta-feira, 10 de abril de 2019

A via crucis em busca da instalação da Comarca de Miranda do Norte, uma espera que já dura 14 anos



Emancipado há 31 anos, o município de Miranda do Norte, hoje com 28 mil habitantes, espera desde 2005 a instalação de sua Comarca.  Criada através da Lei 87/2005 e autorizada a sua instalação pelo Tribunal de Justiça em janeiro de 2007, a comarca de Miranda do Norte ainda não saiu do papel.

São 14 anos de espera e uma longa e enfadonha peregrinação em busca de que a lei seja cumprida. Durante toda essa interminável via crucis, ouviu e viu-se muitas promessas e nenhuma ação prática por parte do Tribunal de Justiça, responsável direto pela efetivação da Lei 87/2005.

Uma breve e rápida retrospectiva, mostra que ações desenvolvidas ate hoje por algumas lideranças locais em busca de uma solução para o caso, não surtiram nenhum efeito, ou seja foram solenemente ignoradas. 

Em nossa última postagem sobre Miranda do Norte, Emancipado? Só na teoria, na prática Miranda do Norte ainda é distrito de Itapecuru Mirim abordamos esse tema, e nesta quarta-feira (10), uma petição pública online cobrando a instalação da Comarca,  começou a circular nas redes sociais em busca de assinaturas e apoio para a causa. PETIÇÃO PÚBLICA ONLINE -ACESSE AQUI .

Esta é uma causa digna e justa que merece receber o apoio e a ajuda de todos os mirandenses. Não é possível admitir que por quase duas décadas o poder judiciário faça ouvido de mercador e ignore solenemente as justas necessidades desta população.

Este jornalista há muito luta pela imediata implantação da Comarca de Miranda do Norte, além de abraçar a não menos justa batalha pela instalação do Ministério Público e da Defensoria Pública no município.  

RETROSPECTIVA DO CASO             

Em 12 de janeiro de 2011, o então prefeito de Miranda do Norte, Junior Lourenço, reuniu-se com o presidente do Tribunal de Justiça da época, Desembargador Jamil Gedeon, em busca de uma solução para o caso, na oportunidade o gestor municipal  além de oferecer um imóvel para a imediata instalação do fórum, assegurou a doação de um terreno para a construção da sede definitiva da sede do judiciário no município.       
    

Em março de 2012, foi realizada uma audiência pública,  com  apoio e participação da sociedade civil organizada e de associações de classe, além de uma reunião com representantes do judiciário com vistas a cobrar a imediata instalação da comarca de Miranda do Norte.    





Durante o VX Encontro da Jornada de Integração Legislativa, uma espécie de Assembleia Legislativa Itinerante, realizada em junho de 2013, em Itapecuru Mirim, o então presidente do legislativo estadual, deputado Arnaldo Melo, se prontificou a lutar pela imediata instalação da Comarca de Miranda do Norte.      



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André

Apoie, assine e compartilhe

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

REGISTRO - 1608/MA

REGISTRO - 1608/MA

O amanhã é hoje

O amanhã é hoje

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

...

...

GCL - CONSTRUÇÕES

GCL - CONSTRUÇÕES

Fale Comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *