Em Nota de Solidariedade ao Delegado Pedro Adão, ADEPOL-MA repudia tentativas de retaliação, represália e ingerência política contra delegados de Polícia Civil do Maranhão
A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão - ADEPOL/MA - manifestou apoio e solidariedade ao Delegado Pedro Adão, titular da Delegacia de Polícia de Vargem Grande, no episódio do cumprimento de mandado de prisão em desfavor de Antonio Onesipo de Lima Abreu Filho, o Toninho Abreu. O caso que ganhou repercussão nacional, foi denunciado inclusive na tribuna da Assembleia Legislativa. A Superintendência de Polícia Civil do Interior - SPCI - também se manisfestou em NOTA sobre o episódio. ENTENDA O CASO
Em nota a ADEPOL-MA defende a autonomia profissional dos delegados de Polícia Civil bem como a proteção da categoria contra ingerências políticas.
A instituição repudia, e considera como distorcidas, precipitadas, passionais e afrontosas à autoridade policial - delegado Pedro Adão -, as notícias divulgadas através das redes sociais e da mida em geral.
Considera ainda que a repercussão do caso do cumprimento do mandado de prisão em desfavor de Antonio Onesipo de Lima Abreu Filho, o Toninho Abreu, foi artificialmente inflada por conta de aparantes interesses corporativos políticos, haja vista o conduzido ser ex-vereador, atual repórter e secretário municipal de Vargem grande, com fortes vínculos políticos-partidários e profissionais com pessoas e corporações detentoras de grande poder e influência local e regional.
A ADEPOL ressalta que a reação indevida, desarrazoada e criminosa de Toninho Abreu foi a única responsável pelos desdobramentos subsequentes que superdimensionaram o episódio. A instituição destaca que a prisão em flagrante ocorreu dentro da legalidade, e que portanto além de endossar do Delgado Pedro Adão, o reconhece como um profissional que combate o crime de forma atuante com domínio da boa técnica jurídica.
Por fim a ADEPOL_MA adverte que continuará atenta e vigilante ao desenrolar deste episódio no sentido de refutar qualquer ato de ingerência política, além do que, a categoria está mobilizada em apoio ao delegado Pedro Adão.
6 por meia dúzia...
ResponderExcluir