Cantanhede: As exitosas ações da gestão Ruivo na preservação do patrimônio histórico da região


ESTAÇÃO DE PIRIPIRI, UM SONHO DE CANTANHEDE

Resgatar e preservar o patrimônio histórico é assegurar as futuras gerações o direito de conhecer a herança cultural de seus antepassados, permitindo contato direto com referências e memorias de um tempo e de um espaço singulares, que jamais serão revividos, mas quando revisitados, fortalecem o sentimento de pertencimento e de reconhecimento da identidade cultural coletiva.

Partindo destas premissas, a prefeitura de Cantanhede vem agindo em diversas frentes onde desenvolve importantes iniciativas com o objetivo de resgatar e garantir a permanência da identidade cultural, além de incentivar outras ações que atuarão na manutenção da memória coletiva. O poder público municipal empenha-se na preservação e conservação de monumentos religiosos, civis, fazendas e inúmeros elementos artísticos integrados que compõem o rico acervo cultural regional, que precisa de atenção e cuidados especiais.

Em visita institucional ao município de Piripiri, o secretário de Governo, Carlito Amaral foi conhecer de perto a bem sucedida revitalização da antiga estação de trem da cidade piauiense. 


Recebido e ciceroneado pelo secretário de Cultura de Piripiri, Ducival Araújo de quem ouviu algumas experiências exitosas em Piripiri, o secretário ressaltou a urgência de Cantanhede ter sua estação revitalizada.


A estação de Piripiri fazia parte da linha Teresina/PI - Parnaíba/PI e foi construída em 1935. 



A revitalização aconteceu na gestão do então ministro da Cultura, Gilberto Gil e hoje, abriga a secretaria de Cultura e Juventude do município. 


O pátio contém também um prédio do armazém que foi transformado em auditório, a casa dos troles, que deu lugar aos banheiros e o pátio da frente é destinado para grandes eventos ao ar livre.


Desde 2009, Cantanhede tenta viabilizar a revitalização da estação ferroviária da cidade, na gestão de Carlito Amaral como secretário de Cultura, o município conseguiu com recursos do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), transformar a casa abandonada dos troles na Casa Museu Izodória Lopes. 

O secretário ressalta ainda, que das estações das cidades da antiga estrada de ferro São Luís - Teresina, somente as estações de Caxias, Codó, Rosário e São Luís estão revitalizadas ou em andamento. 

As estações de Teresina, Timon, Timbiras, Coroatá, Pirapemas, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, entre outras estão em completo abandono ou sem nenhuma utilização. 

 "Já fizemos vários apelos ao IPHAN, responsável por esse patrimônio histórico, mas a falta de recursos impede que o processo de revitalização avance e em alguns casos o dinheiro da revitalização foi diretamente dos Ministérios da Cultura e do Turismo ou por meio de compensação ambiental ou social, como foi o caso da estação de Recurso, no município de Santa Rita/MA" enfatiza Carlito.

O secretário ressalta que o prefeito Ruivo estuda apresentar uma proposta de compensação ambiental à EDP sobre a construção do linhão que passará por quase 50 km em Cantanhede ligando Coelho Neto à São Luís. 

Neste caso a proposta de compensação ambiental poderia ser revestida em recurso para a revitalização da estação de Cantanhede em parte ou em sua totalidade.

O município de Cantanhede apresentou ao Grupo CTL Companhia Transnordestina Logística (FTL) (antiga CFN - Companhia Ferroviária do Nordeste), às 10h, na sede da empresa, em Fortaleza/CE, o Projeto Barbado.





SOBRE O PROJETO BARBADOS

Um audacioso e dinâmico projeto visando o resgaste e valorização da história e da cultura regional, destacando recursos do meio ambiente local, vem ganhando apoio e simpatia de grupos empresariais, terceiro setor, órgãos públicos e da sociedade civil organizada.

Iniciativa de parceria pública-privada, o PROJETO BARBADOS encravado ao longo de 23 km da estrada de ferro São Luís - Teresina, entre as cidades de Cantanhede e Pirapemas, é um audacioso sonho idealizado e coordenado pelo secretário de Governo de Cantanhede, Carlito Amaral. 

O PROJETO que será gerido por uma entidade sem fins lucrativos (OSCIP) e pretende atrair investimentos do setor público, do setor privado e do próprio terceiro setor, será apresentado por seu coordenador, Carlito Amaral.

Com três vias, a ecológica com a criação do PAB (Parque Ambiental dos Barbados), a construção do CLB (Complexo Logístico dos Barbados), com a possibilidade de ligação da BR 222 com a BR 135, por meio da MA 332 e uma ponte sobre o Rio Itapecuru o CTB (Complexo Turístico dos Barbados) que é a concretização do mais audacioso projeto de turismo do Maranhão, oferece oportunidades para investimentos nacional e internacional, com vistas a promover transporte, hospedagem, alimentação, lazer, aventura, práticas esportivas e conhecimentos científicos, como o uso da estrada de ferro, do Rio Itapecuru e do Rio Peritoró. 

Ao longo do percurso, que será feito por um sistema híbrido (ônibus-trem), vários espaços estão sendo projetados para lembrar os índios Barbados, a saga de Sebastião Barra Nova, o trabalho dos Jesuítas, a presença de colonizadores portugueses, a setembrada, arqueologia, paleontologia, parque aquático, parque de diversões, hotel fazenda, capelas, complexo esportivo, trilhas, rapel, tirolesa, canoagem, passeio náutico, museus, centro de convenções, teleférico, passarelas, estações, universidade, viveiro, lagos, condomínio residencial, estacionamento, parque de eventos e uma vila turística, com espaço para lojas, hotéis, restaurantes, passeio de bonde e um canal aquático.

Com o objetivo de congregar escritores, historiadores, pesquisadores e estudiosos do conhecimento, com a nova geração dos municípios da antiga região dos Barbados, o coordenador do Projeto Barbados, Carlito Amaral afirmou que o Projeto Barbados está empenhado em criar uma instituição de pesquisa e letras, o IHGB (Instituto Histórico e Geográfico dos Barbados), para debater conhecimento e literatura. 

A região dos Barbados é berço de intelectuais como Antonio Henriques Leal (patrono da cadeira 10 da Academia Maranhense de Letras e um dos fundadores do IHGB), Gomes de Sousa (patrono da cadeira 8 da Academia Maranhense de Letras), Pedro Nunes Leal (patrono da cadeira 33 da Academia Maranhense de Letras), Fábio Alexandrino de Carvalho Reis, Benedito Buzar (membro atual da Academia Maranhense de Letras), Enói Nogueira, João Duarte Serra, Mariana Luz, João Francisco Lisboa (patrono da cadeira 18 da Academia Brasielira de Letras e patrono da cadeira 11 da Academia Maranhense de Letras), José Cândido de Moraes e Silva, Viriato Correa (ocupou a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras) e Arlete Nogueira, é imprescindível a urgência da criação de um espaço que tenha possibilidades de reunir obras desses imortais, reeditar antigas, editar novas e fomentar a pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento.

APRESENTAÇÃO DO BARBADOS 

Apresentado em São Luís, no início do mês, durante reunião com a arquiteta Verônica Pires, autora do projeto de revitalização da antiga estação de trem de São Luís, uma das mais renomadas profissionais da área e neta de um maquinista da extinta REFESA, o PROJETO BARBADOS recebeu elogios da arquiteta, que encantada e maravilhada com o que viu e ouviu, prontificou-se a contribuir nos detalhes arquitetônicos e na venda da interessante ideia. "O Projeto Barbados é sem dúvida um grande sonho e uma das mais brilhantes oportunidades para investimentos que eu já vi" ressaltou a arquiteta.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO




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